quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Segurança do Trabalho em Operações de Máquinas Agrícolas

Tempo de reação
O tempo de reação ou reflexo do indivíduo tem início com uma mensagem enviada ao cérebro e termina quando o corpo executa uma resposta ou reação física. Por exemplo, quando o tratorista avista um obstáculo (a mensagem), isso é registrado no cérebro e resulta numa reação ao perigo: numa freiada, desvio do obstáculo ou outra manobra apropriada. Para que o cérebro receba a mensagem e diga ao corpo para executar uma ação leva tempo --- o tempo de reação. O melhor tempo de reação do homem é lento, quando comparado com a alta velocidade da máquina. O tempo de reação humana é de cerca de 1/3 de segundo, sob condições ideiais. Vide a figura abaixo:













Da ilustração acima concluimos que:
a) a reação do tratorista sóbrio dará tempo para evitar o perigo, parando à tempo;
b)no caso do tratorista cansado, o longo tempo de reação, fará com que pare o trator quase em cima do obstáculo; e
c)o tratorista doente, embreagado ou intoxicado, não evitará um acidente (às vezes) grave. Pense em como você reagiria às várias situações de emergência, antes que seja submetido a elas. Isso pode ajudá-lo a reagir mais rápido nessa emergência. Sabendo que o cansaço e o álcool, por exemplo, diminuem o seu tempo de reação, evite-os quando for dirigir o trator.
Se caso quiserem se informar um pouco mais sobre segurança no trabalho com máquinas agrícola entem no site ondev retirei essas informações; Eng. Agrônomo Mauro F. Meza Montalvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário